quarta-feira, 17 de junho de 2009

Perguntas que podem cair na prova de sociologia no segundo bimestre.

1 – Qual a relação entre o trabalho e a concentração de terras no Brasil?
2 – Quais são as duas principais legislações que regulamentam o acesso à terra no Brasil?
3 – Cite alguns exemplos de movimentos sociais que se posicionaram a favor da reforma agrária no Brasil até o presente momento.
4 – Por que o pensamento de Karl Marx está tão atual quando se fala em desigualdades sociais?
5 – Para que foram construídas as fábricas no modelo capitalista de produção?
6 – O acesso à terra no Brasil atende aos interesses de uma classe específica? Qual delas?
7 – Em que a cultura pode ser usada para autonomizar ou conformar os interesses de classe?
8 – O que foram os CPC’s da UNE? Quais os significados destes? Quais são as formas de organização especificamente dos estudantes atualmente?
9 – O que preconizavam as ligas camponesas? Qual foi o líder mais destacado para a formação delas?
10 – Como funciona a sociedade na qual vivemos atualmente?
11 – Por que atualmente tentam criminalizar os movimentos sociais que lutam por reforma agrária? Dê um exemplo de tais tentativas de criminalização.
12 – Por que a cultura hegemônica quer de nós apenas consumidores e não construtores de novas relações culturais autonomamente elaboradas?
13 – Leia o fragmento a seguir e responda a questão seguinte:

“O governo peruano passou uma legislação que permitirá a exploração mineral e agrícola em larga escala na Amazônia peruana, contribuindo assim para uma rápida devastação ambiental da região”.
Disponível em: http://www.avaaz.org/po/peru_stop_violence Acesso em 16/06/2009.

Qual a relação no sistema capitalista, do agronegócio, do acesso à terra, do desmatamento e do aquecimento global?

14 – Faça um comentário da mensagem a seguir:

“AMAZÔNIA BRASILEIRA: esta semana enviamos um alerta pedindo para os nossos membros brasileiros ligarem para o Presidente Lula protestando a MP da Grilagem que irá privatizar 67 milhões de acres da Amazônia. A reação foi surpreendente, mais de 14.000 pessoas ligaram em dois dias! Na quarta-feira o Presidente declarou publicamente que iria vetar as provisões criticadas pela campanha. Parabéns a todos que participaram e vamos continuar na luta!” Disponível em: http://walbermladeira.blogspot.com/ Acesso em 06/06/2009.

15 – Leia o texto a seguir e apresente seus argumentos:

"A crescente criminalização dos Movimentos Sociais brasileiros é a resposta de vários governos – representantes das elites brasileiras – ao povo organizado. Usam de seu aparato militar para reprimir, da grande mídia para demonizar agentes dos movimentos sociais e justificar as ações. Usam, inclusive, de políticas compensatórias para comprar consciências e se cercam de instituições que existem para sustentar a conformação das injustas situações vividas pelo povo brasileiro do campo e da cidade."
Moção de solidariedade aos militantes ocupantes da Usina Ariadne desativada a anos em Campo do Meio, sul de Minas Gerais. Disponível em: http://walbermladeira.blogspot.com/ Acesso em 17/06/2009.

16 – Leia o fragmento de texto e responda:

“Na década de 1980, sobretudo, a literatura que procurou revisar a produção artístico-cultural do CPC caracterizou-a, em linhas gerais, como dogmática e simplista. Com isso, as vozes dissonantes que compunham as esquerdas no período de 1961 a 1964 e que discutiram exaustivamente o engajamento artístico, a cultura popular e a função social da arte foram associadas às formulações genéricas do "manifesto do CPC" (redigido por Carlos Estevam Martins) ou reduzidas à relação intrínseca entre nacionalismo e populismo (enfatizada por Francisco Corrêa Weffort e Octávio Ianni, entre outros). Não obstante, o debate travado no período anterior ao golpe militar evidencia uma diversidade e uma variedade de posturas e posições acerca da arte engajada que só tem a acrescentar à história já contada.”
Disponível em: http://walbermladeira.blogspot.com/ Acesso em 17/06/2009.

Não obstante muitas críticas, quais foram as grandes lições que os CPC’s deixaram?

17 – Leia e responda:

“Francisco Julião Arruda de Paula nasceu em 16 de fevereiro de 1915, no Município de Bom Jardim, em Pernambuco, e passou a sua infância na fazenda Boa Esperança ou Espera.”
Disponível em: http://walbermladeira.blogspot.com/ Acesso em 17/06/2009.

Qual movimento social que Francisco Julião contribuiu para a fundação e o fortalecimento? O que pregava tal movimento?

18 – Tendo presente o fragmento de texto de Augusto Boal, responda a pergunta a seguir:

“Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!"
Disponível em: http://walbermladeira.blogspot.com/ Acesso em 16/06/2009.

Augusto Boal foi um dos fundadores, talvez o mais importante, de qual movimento? Por que ele é mais conhecido no exterior que no Brasil?

19 – Leia o fragmento de texto a seguir e comente:

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado."

Karl Marx, in Das Kapital, 1867. Disponível em: http://walbermladeira.blogspot.com/ Acesso em 16/06/2009.

20 – Leia o fragmento de texto e faça o seu comentário:

“Ao contrário, o ministro vem se mostrando insistentemente zeloso em cobrar do governo as migalhas repassadas aos movimentos que hoje abastecem dezenas de cidades brasileiras com os produtos dos seus assentamentos, que conseguiram, com sua produção, elevar a renda de diversos municípios, além de suprirem o poder público em ações de educação, de assistência técnica, e em ações comunitárias. O ministro não faz a mesma cobrança em relação ao repasse de vultosos recursos ao agronegócio e às suas entidades de classe.
Pelas intervenções do ministro se deduz que ele vê na organização dos trabalhadores sem terra, sobretudo no MST, uma ameaça constante aos direitos constitucionais.
O ministro Gilmar Mendes não esconde sua parcialidade e de que lado está. Como grande proprietário de terra no Mato Grosso ele é um representante das elites brasileiras, ciosas dos seus privilégios. Para ele e para elas os que valem, são os que impulsionam o "progresso", embora ao preço do desvio de recursos, da grilagem de terras, da destruição do meio-ambiente, e da exploração da mão de obra em condições análogas às de trabalho escravo. Gilmar Mendes escancara aos olhos da Nação a realidade do poder judiciário que, com raras exceções, vem colocando o direito à propriedade da terra como um direito absoluto e relativiza a sua função social. O poder judiciário, na maioria das vezes leniente com a classe dominante é agílimo para atender suas demandas contra os pequenos e extremamente lento ou omisso em face das justas reivindicações destes. Exemplo disso foi a veloz libertação do banqueiro Daniel Dantas, também grande latifundiário no Pará, mesmo pesando sobre ele acusações muito sérias, inclusive de tentativa de corrupção.
O Evangelho é incisivo ao denunciar a hipocrisia reinante nas altas esferas do poder: "Ai de vocês, guias cegos, vocês coam um mosquito, mas engolem um camelo" (Mt 23, 23-24).
Que o Deus de Justiça ilumine nosso País e o livre de juízes como Gilmar Mendes!”

Nota da Comissão Pastoral da Terra de 06 de março de 2009. Disponível em: http://walbermladeira.blogspot.com/ Acesso em 16/06/2009.

6 comentários:

  1. Espero que vocês postem aqui os seus comentários acerca das questões acima apresentadas. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:30

    QUESTÃO16- Os fundadores do CPC's tinham uma visão idealista de resgatar a cultura popular de raiz, incentivando o povo a ter uma postura mais engajada. Afirmavam que o povo precisava entender o mundo em que vive para romper com a opressão existente.Mas com certeza a maior lição foi a coragem de terem tentado fazer alguma coisa para mudar a realidade que estavam inseridos,e se tivessem tido mais tempo os acertos poderiam ter vindo.

    Jordania Lindolfo Almas
    2º ano

    ResponderExcluir
  3. Jessika Hanako Kojima21:49

    ''12 – Por que a cultura hegemônica quer de nós apenas consumidores e não construtores de novas relações culturais autonomamente elaboradas?''

    Resp.: Na verdade, a mídia hoje em dia é a grande idealizadora, concretizadora e é a base do sistema capitalista... A roupa como a da mocinha da novela, o lançamento da sandália da cantora, dentre outras coisas, são exemplos da influência que o capitalismo tem dentro de nossas casas. Querem fazer com que compremos mais do que podemos, por que somos meros(na verdade importantíssimos) integrantes da lógica capitalista... Compre, consuma, compre!
    Dizem que não conseguem(na verdade nao querem)conscientizar o público sobre uma nova visão de mundo, ou seja, educar jovens, adultos e crianças, para que sejam cidadãos conscientes, que votem em políticos que apresentem boas propostas, que escolham o melhor para o seu bairro, cidade, estado e país.
    Toda essa 'ignorância' do povo provém do descaso dos governantes... Que de propósito não investem em educação, fazendo com que o mundo continue o mesmo, controlado e dominado pela lógica capitalista, acentuando e aumentando cada vez mais a desigualde social.
    Ou seja, não educam, não levam cultura aos povos por simples comodismo... Convém aos grandes políticos e governantes que o povo continue alheio a todos os vexames da política, convém a eles que o povo seja influenciado pela mídia capitalista, pelos grandes empresários e fazendeiros, não querem fazer com que o povo pense! E este é o maior problema... O povo, para eles, só tem duas utilidades... COMPRAR E REELEGÊ-LOS!




    JESSIKA HANAKO KOJIMA
    TEODORO COELHO
    2° ANO MANHÃ

    ResponderExcluir
  4. Jessika Hanako Kojima21:53

    ''6 – O acesso à terra no Brasil atende aos interesses de uma classe específica? Qual delas?''

    Resp.: O acesso à terra no Brasil atende principalmente e predominantemente aos interesses da classe capitalista, empreendedora, dominante dos meios de produção e do lucro gerado pelo trabalho de trabalhores rurais, por exemplo. Esta classe utiliza a mão de obra camponesa, aliás, não a utiliza, na maioria dos casos, explora! E acaba fazendo com que o Brasil seja um país desigual, já que os grandes empresários e fazendeiros deteêm grandes extensões de terras, fazendo com que a classe trabalhadora acabe sem terra, no caso, por exemplo, do MST.

    JESSIKA HANAKO KOJIMA
    TEODORO COELHO
    2° ANO MANHÃ

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21:55

    Questão19- Pelo fato da sociedade estar cada vez mais capitalista, as lutas de classe aumentam.
    Como Marx afirmava que a classe trabalhadora iria se endividar, seguindo um raciocínio lógico, consequentemente os donos do capital iriam se enriquecer...
    Com essas relações de produção, que no capitalismo se dividem em proprietários e não-propietários,
    as desigualdades sociais vem à tona.

    Roxane Beatriz Francisco da Silva
    Teodoro Coelho
    2°ano-manhã

    ResponderExcluir
  6. Anônimo22:26

    Questão18-
    Comentário sobre a frase:

    “Atores somos todos nós, e cidadão não é aquele que vive em sociedade: é aquele que a transforma!" Augusto Boal


    Quando Augusto Boal afirma que cidadão não é aquele que vive em sociedade mas sim aquele que a transforma,
    ele quis dizer que uma pessoa só passa a ser considerada como cidadã a partir do momento que faz alguma coisa de útil para a sociedade.

    Roxane Beatriz Francisco da Silva
    Teodoro Coelho
    2ºano-manhã

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário aqui.